Fábrica de vidros temperados: como o vidro é feito?

Quando pensamos me comprar uma peça de vidro para um projeto em nossa casa, apartamento ou até mesmo em um escritório pensamos automaticamente em recorrer a uma vidraçaria. Lá podemos selecionar os locais que serão furados, cortados e todas as medidas que serão usadas para que esse vidro fique perfeito. Mas é comum descobrir uma coisa curiosa, o vidro temperado não é fabricado ali. Mas onde esse vidro é feito?
Por conta de um processo de fabricação muito mais complicado que outros tipos de vidro o vidro temperado necessita de várias etapas de aquecimento e resfriamento, no caso da têmpera térmica, e de submersão em produtos químicos, no caso o nitrato de potássio liquido, que apenas uma fabrica de vidros temperados é capaz de produzir.

Os processos que acontecem na fábrica de vidros temperados

Têmpera térmica:
  • Aquecer um vidro comum a cerca de 700ºC (deixando em estado plástico);
  • Esfria-lo de forma brusca com jatos de ar frio;
  • Deixar a parte interior do vidro mais quente que a parte exterior;
  • Espera que o restante resfrie de forma gradativa até fica pronto.
Têmpera química:
  • Uma peça de vidro é submersa em uma solução química;
  • A solução reage com o vidro e um processo físico se inicia;
  • O vidro é retirado e limpo.
Cada processo gera um tipo diferente de têmpera e cada uma delas é um vidro com resistência e dureza distinta. Os vidro que passam pelo processo térmico ganham uma maior flexibilidade e capacidade de variação de temperatura, já o processo químico produz um vidro com maior rigidez ideal para usos de segurança, sendo esse mais um dos motivos que leva a fábrica de vidros temperados seja uma das únicas a produzir esse material.

Então posso comprar vidros direto da fábrica?

Pelo contrário, por ser um vidro que necessita de muita técnica para que seja produzido uma pessoa leiga não terá a capacidade de selecionar e solicitar as modificações de maneira correta para que o vidro tenha sua aplicação ideal em uma fábrica de vidros temperados. Para realizar um pedido desse a melhor escolha é procurar uma vidraçaria de sua confiança e pedir para que vidraceiro faça o pedido garantindo assim que tudo fique da maneira ideal para cliente.

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende fábrica de vidros temperados:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende fábrica de vidros temperados: